6 dicas de como aprender a desacelerar • We Love

6 dicas de como aprender a desacelerar

Como aprendi a desacelerar

Sempre sofri por antecedência. Ainda na época de escola, perdia o sono em véspera da apresentação de trabalho. Ensaiava por horas e horas e só conseguia pensar no que poderia dar errado e, por mais que eu tentasse pensar em outras coisas, não conseguia.

Na adolescência, quando tinha algum encontro marcado, ficava desesperada. Pensava em vários assuntos que me fizessem parecer interessante, mas, quando chegava a hora, eu mal conseguia falar.

Era estranha a situação em que eu me via: era tomada pela ansiedade do que ainda estava por vir e, com isso, acabava deixando de viver o presente. Quando eu estava sob pressão, então, podia esquecer! O medo de não conseguir simplesmente me paralisava. Eu perdia tanto tempo pensando no problema que não conseguia focar na solução.

Quando já não estava aguentando mais isso, percebi que precisava desacelerar. Procurei me entender melhor e cheguei a alguns pensamentos que me fizeram ver as coisas de uma forma diferente.

1- Preciso mesmo sofrer pelo que deu errado? Será que, daqui a três dias, isso ainda vai ser importante? Preciso desperdiçar tanta energia sofrendo por isso?

giphy (41)

2- Identificar o erro. Ele tem solução? Então preciso focar nela e concentrar as minhas energias nisso.

giphy (42)

3- Mas e se não tiver como resolver? Aí, eu recorro ao ditado popular: “se não tem remédio, remediado está.” Se não há nada mais que se possa fazer, não tem por que se desesperar.

giphy (43)

4- Tudo tem a sua hora. Pensar no trabalho na hora de dormir só vai me fazer perder o sono e chegar com indisposição para encarar o outro dia. E se eu levar os problemas de casa para o trabalho, não vou conseguir me concentrar e o meu dia não vai ser produtivo. É como falam por aí: “sofrer por antecedência é sofrer duas vezes.”

giphy (44)

5- Ao contrário do que dizem, a noite foi feita para dormir e não para pensar. Então, eu me desconecto de tudo e vou dormir. Evito falar sobre problemas no trabalho, sobre prazos e sobre demandas nessa hora.

giphy (45)

6- Fazer listas. Faço listas para as demandas no trabalho, para as minhas metas pessoais, para o que vou comprar, para as contas que eu vou pagar. Para tudo! Com isso, estou mais focada, mais responsável e não tenho me rendido com tanta facilidade às distrações cotidianas.

giphy-downsized-large (3)

E você, quais as suas dicas de como desacelerar?

Darlene Braga

Darlene Braga

Jornalista, mineira e pisciana. Consegue sorrir e chorar ao mesmo tempo e não esconde os sentimentos de ninguém. Fala sozinha, assiste desenhos animados, escreve crônicas e gosta de gente que ri com os olhos.
Darlene Braga

Últimos posts por Darlene Braga (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *