We Love Weekends - 8 coisas para fazer em Minas Gerais

8 coisas que você não pode deixar de fazer em Minas Gerais

8 coisas que você não pode deixar de fazer em Minas Gerais

Na diversidade desse estado que possui mais de 850 municípios e regiões bem distintas, buscamos 8 dicas do que fazer de Montes Claros a Varginha, de Ouro Preto a Uberlândia. Não importa se o seu destino seja as montanhas e cidades históricas, ou se você decidiu se aventurar pelas belezas naturais da Serra do Cipó ou de Ibitipoca. Mesmo que sua ida a Minas seja um bate e volta até Monte Verde ou um feriado em Capitólio, segura essa lista de coisas que você não pode deixar de fazer em território mineiro. E ah!, engana-se quem acha que encontrou um guia de viagens com valores de passagens, roteiros e dicas de hospedagem. Na verdade, este texto quer mesmo é exaltar o que você, cidadão de qualquer lugar do mundo, só vai encontrar em Minas Gerais:

1- Tomar café da manhã

giphy-downsized-large (1)Sim, eu sei que café da manhã existe em qualquer lugar, mas você já parou para tomar um café em Minas? Pode ser o do hotel, da padaria, da vendinha na esquina ou até mesmo em alguma loja de iguarias na estrada. O café coado mineiro, acompanhado de broa (assim que se pede bolo de fubá), pão de queijo, biscoito assado no forno a lenha, queijo-minas com doce de leite e tudo mais que você puder incluir e experimentar é, sem dúvida, a melhor maneira de começar o dia.

2- Tomar banho de cachoeira

giphy (3)Incrível como em qualquer lugar que você esteja em Minas, basta perguntar para alguém da cidade: “Como faço para ir até a cachoeira?”. E pronto! Em alguns minutos de conversa, você vai ter dicas completas de como pegar aquela estradinha de terra, virar a direita, a esquerda e “logo ali” sempre vai ter uma cachoeira ou um rio te esperando.

3- Jogar conversa fora

giphy (6)

Aqui pode ser na rua, na praça, no bar, na sorveteria ou em qualquer outro lugar. Se você for a Minas e não parar para ter dois dedos de prosa com algum mineiro, me desculpe, mas a sua viagem não terá valido a pena. Qualquer assunto vira uma longa conversa, com direito a “causos” e boas histórias.

4- Comer, comer muito!

giphy (2)

Tudo bem que, em qualquer lugar do Brasil e até fora dele, sempre haja um restaurante de comida mineira, mas nada se compara a comer a feita em Minas. O melhor feijão tropeiro que comi na vida foi em Ouro Preto. Parece que a comida feita na terrinha tem sabor diferente e você não vai ser besta de trocá-la por algum fast food, não é mesmo?

5- Se arrumar para ir a uma festa

gif-disney

Se algum mineiro perguntar se “você anima de ir em algum lugar”, não recuse! Ir a uma festa, bar, balada ou qualquer outro tipo de evento em Minas Gerais, além de divertido, é certeza de muita gente bonita reunida. A galera realmente leva a sério essa coisa de se arrumar para sair de casa. Então prepare o look e caia na festa.

6-  Aproveitar para ter mais contato com a natureza

giphy-downsized-large

Por mais que você esteja na cidade, em Minas, é muito fácil ter contato com a natureza ou ter experiências que você não teria em casa. Do centro de Belo Horizonte, por exemplo, é possível chegar a Serra do Curral – a menos de 6 quilômetros. O parque cartão postal de BH possui cobertura vegetal e trilhas que levam a uma vista de 360º da  capital mineira. Além disso, sempre há um sítio ou fazenda por perto, onde é possível andar a cavalo ou pegar fruta do pé, por exemplo.

7- Aprender alguma gíria ou expressão

giphy (3)

Minas vai muito além do “UAI”. Por isso, não vá embora antes de incluir alguma expressão mineira ao seu vocabulário. Devido à diversidade nos sotaques e formas de falar de cada pedacinho das Gerais, fica difícil selecionar aqui uma ou outra para você chamar de sua. Então, fique atento! Temos um mundo de expressões e jeitinhos de falar que, com certeza, você vai amar.

8- Levar a gente para casa

giphy (4)

Dizem que quem conhece Minas Gerais, não esquece jamais e, para isso ficar mais fácil, você não pode sair de Minas sem levar para casa alguma das delícias do lugar. A lista inclui os diferentes tipos de queijo, doces – como o velho e bom doce de leite -, cachaça, café, licor e muito mais!

E você? Acrescentaria alguma coisa a essa lista? Coloca aqui nos comentários ou manda pra gente no email welove@malagueta.co.

Mayra Sá
Follow me

Mayra Sá

Jornalista, lá de Minas Gerais. Mente adulta numa alma de criança, por isso não pensa muito antes de falar e fala exatamente o que pensa. Ama fazer piada, principalmente sobre si mesma.
Mayra Sá
Follow me

Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *