Posted on

Sófia é a capital e maior cidade de toda a Bulgária, fundada no século VIII a.C. São quase três mil anos de uma história marcada por inúmeros personagens. Hoje, essas célebres figuras são homenageadas com monumentos que enfeitam espaços públicos. São guerreiros, políticos, líderes religiosos e escritores renomados. Até aí tudo bem, mas mencionamos que só homens foram retratados?

Essa realidade está sendo transformada graças a um movimento artístico. Sete bustos coloridos foram esculpidos e alocados em pedestais temporários para representar mulheres e acabar com esse estigma.

Foto: Mihail Novakov
Foto: Mihail Novakov

As instalações de arte fazem parte de uma campanha chamada Monumental Women, uma iniciativa que visa levantar questionamentos sobre a igualdade de gênero nos centros urbanos. Svetla Baeva, diretora responsável pela campanha, comenta que o falta de monumentos de mulheres em espaços públicos só contribui para reforçar a ideia de que as mulheres não fazem contribuições significativas para a sociedade.

Todas as obras foram posicionadas na madrugada do último dia 22/3. Todas as vinham acompanhadas com uma placa com a mensagem: “Primeiro monumento de uma mulher em Sófia”.

Foto: Raya Raeva
Foto: Raya Raeva

Agora, a organização responsável pelas estátuas negocia com as autoridades locais para construir monumentos permanentes até o ano de 2018.

Coletivo WeLove

O Coletivo WeLove foi fundado para ser um espaço livre para a exposição de ideias e troca de inspiração entre pessoas interessantes e interessadas. Acreditamos que falta conversa boa, ouvir além de falar e assinar embaixo quando escrevemos – ou dizemos – algo.
Coletivo WeLove

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *