Posted on

Diariamente nos deparamos com centenas de manchetes nas timelines das redes sociais ou nos grupos de Whatapp. Nessa enxurrada de informações se torna cada vez mais difícil de distinguir o que é verdade e o que não é.

Buscando uma solução para o problema, quatro estudantes desenvolveram o “FiB”, uma extensão do Google Chrome que verifica a autenticidade de posts no Facebook para combater a circulação de notícias sem fundamento.

O protótipo foi criado em menos de 36 horas durante uma maratona tecnológica realizada pela Universidade de Princeton, em Nova Jersey, no último mês. Em entrevista ao Huffington Post, o time de estudantes afirmou que a plataforma deverá ser disponibilizada na primeira semana de janeiro.

Imagem: Anant Goel
Publicação “verificada” | Imagem: Anant Goel

A confirmação das notícias acontece em dois passos: primeiro o programa cruza informações e verifica se a fonte é confiável e, depois, busca as palavras-chave do conteúdo em questão para realizar um busca em outras fontes.

Depois desse ano louco que foi 2016, o projeto rendeu aos criadores um prêmio concedido pelo Google.

Coletivo WeLove

O Coletivo WeLove foi fundado para ser um espaço livre para a exposição de ideias e troca de inspiração entre pessoas interessantes e interessadas. Acreditamos que falta conversa boa, ouvir além de falar e assinar embaixo quando escrevemos – ou dizemos – algo.
Coletivo WeLove

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *