Garotas lutam contra estereótipos e cultura sexista no Afeganistão • We Love

Garotas lutam contra estereótipos e cultura sexista no Afeganistão

Garotas no Afeganistão | Pixabay

No início de janeiro, um grupo de garotas entre 14 e 20 anos começou a se encontrar no topo de um monte em Cabul, no Afeganistão. O objetivo: aprender artes marciais. As cenas desse momento foram imortalizadas em um vídeo publicado pela Tolo News.

Equipadas com espadas de prata, as garotas praticam a arte milenar do Wushu, sob a supervisão da professora Simi Azimi, a primeira mulher afegã a se tornar mestre na modalidade. O interesse pelo esporte se manifestou quando a moça ainda era criança. Inspirada pelos filmes de ação, Azimi treinou no período em que viveu como refugiada no Irã e, hoje, passa suas habilidades para uma nova geração de jovens mulheres no país.

A maior parte das comunidades afegãs proíbe mulheres a praticarem esportes, mas a comunidade onde vivem as garotas é dominada por uma facção liberal, que permite a prática. Mesmo assim, as jovens são repreendidas. Em entrevista à BBC, Shakila Muradi, uma das esportistas do grupo, comenta: “Muitas pessoas nos perseguem, mas ignoramos e seguimos para atingir a nossa meta”.

Azimi espera que com o desenvolvimento das habilidades, as alunas possam se defender de abusos em espaços públicos. A própria treinadora comenta que já se defendeu de um ladrão graças à arte marcial. “Gosto de ajudar a desenvolver as habilidades das meninas daqui para que elas sejam como as garotas dos outros países. Também quero ajudar a acabar com a violência contra a mulher no Afeganistão”, acrescenta.

O próximo passo é levar as meninas para competições internacionais.

Conhece algum projeto assim no Brasil? Conta pra gente ;)

Coletivo WeLove

Coletivo WeLove

O Coletivo WeLove foi fundado para ser um espaço livre para a exposição de ideias e troca de inspiração entre pessoas interessantes e interessadas. Acreditamos que falta conversa boa, ouvir além de falar e assinar embaixo quando escrevemos – ou dizemos – algo.
Coletivo WeLove

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *