Posted on

Apesar de uma extensa lista de bons discos lançados, o rock nacional sofre para conseguir emplacar nas rádios do Brasil. Isso não é apenas um lamento de um fã do ritmo das guitarras frenéticas, é uma constatação.

Segundo a lista divulgada pela Crowley Broadcast Analysis, empresa multinacional especializada em monitoração eletrônica de rádio, o rock nacional morreu para as rádios tupiniquins. De acordo com a pesquisa, no top 100 – isso mesmo -, entre as 100 músicas mais tocadas no Brasil em 2015, nenhuma foi de uma banda de rock nacional. Zero. Nada. Nenhuma. Porém, isso já era de se esperar; já que em 2014, segundo pesquisa realizada pela mesma Crowley, apenas uma música (“Ela me deixou”, do grupo Skank) figurou na lista e na posição de número 81.

O modismo do sertanejo universitário que assola o país dominou as paradas com 75 músicas entre as 100 primeiras. Isso, para mim, é assustador. O desbravador que conseguiu um espaço nessa briga foi o ruivo músico britânico Ed Sheeran e a sua “Thinking Out Loud” na modesta décima sexta colocação, ficando assim entre as 30 mais tocadas. Além do inglês, Taylor Swift, Pharrell Williams, Calvin Harris, Sam Smith e a banda do técnico do The Voice americano, Adam Levine, a Maroon 5, também apareceram na lista e parecem desafinar do coro.

Outra curiosidade é que o nome de artista mais frequente que não pertence ao meio dos cowboys de universidade é o da cantora carioca Anitta. Porém, a melhor colocação alcançada pelos rebolativos hits é a de número 52, com a música “Deixa Ele Sofrer”.

As produções não param, as turnês internacionais continuam com tudo e, a todo momento, surge uma boa banda com um disco independente por aí. Porém, a política do jabá e a força das gravadoras ainda é grande nas rádios. O que me resta é torcer para que esse vendaval de duplas passe logo e o rock nacional volte para onde jamais deveria ter saído. Enquanto isso, aumente o som e ouça a sua banda nacional favorita, pois enquanto houver um som ligado, haverá esperanças.

Robson Santos

Publicitário, poeta de boteco, odeia sushi, ama filmes de máfia, tem TOC's, vive por música e não sabe a razão de escrever em terceira pessoa. Descarrega suas emoções no letraslorotaseleriados.tumblr.com
Robson Santos

Últimos posts por Robson Santos (exibir todos)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *