Posted on

Tuany Nascimento começou a dançar quando ainda era criança. Sua paixão pelo ballet não era uma das mais comuns entre os pequenos que habitam o Complexo do Alemão, na zona norte do Rio de Janeiro. “Comecei a dançar por influência da minha mãe e não quis mais parar,” explica em um breve documentário dirigido por André Lion.

Apesar de nunca ter dançado profissionalmente, Tuany sempre treinou por conta própria e começou a ensaiar pelos arredores do bairros. Algum tempo depois, os olhares curiosos das meninas se voltaram para a bailarina que convidou suas espectadores para praticar a dança. Foi aí que o hobby ganhou mais importância.

Em 2012, nasceu o projeto Na Ponta dos Pés com aulas abertas de ballet para crianças e jovens de 4 a 15 anos. “Eu não acordei querendo fundar um projeto social, simplesmente aconteceu,” conta a dançarina, que hoje conta com mais de 40 alunas.

Na Ponta dos Pés | Foto: Divulgação
Na Ponta dos Pés | Foto: Divulgação

Tuany não pretende formar um time extraordinário de bailarinas. Ela luta por uma causa ainda mais nobre: influenciar de maneira positiva.

“Sei que não vou formar profissionais, mas tento mostrar que elas podem conquistar muito mais. Crescer é uma coisa incrível e elas não precisam se limitar. Você não pode aceitar que a condição que lhe foi imposta seja o seu destino.”

Ao tomar conhecimento da história, o jornalista nova iorquino Ayelet Vardi e o cineasta brasileiro André Lion uniram esforços para produzir um breve documentário que relata a trajetória da jovem. Confira no player abaixo:

Leia também: #WeSupport – Seus jeans podem transformar o mundo

Coletivo WeLove

O Coletivo WeLove foi fundado para ser um espaço livre para a exposição de ideias e troca de inspiração entre pessoas interessantes e interessadas. Acreditamos que falta conversa boa, ouvir além de falar e assinar embaixo quando escrevemos – ou dizemos – algo.
Coletivo WeLove

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *